António José Marques da Silva

António J. M. Silva é um investigador integrado do Centro de Investigação em Arqueologia, Artes e das Ciências do Património (CEAACP) da Universidade de Coimbra. A sua dissertação de doutoramento, publicada no Reino Unido em 2012, tratava das interacções marítimas entre o norte de Portugal e outras províncias imperiais no início da ocupação romana. Dirigiu numerosas intervenções arqueológicas e etnográficas e foi gerente da empresa AMS – Análise e Consultadoria Arqueológica Lda. Também ensinou Arqueologia na Universidade de Coimbra. 
Entre 2010 e 2015, esteve envolvido num projecto de pós-doutoramento, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que lidava com os discursos e as práticas alimentares, a mudança cultural e a construção de identidade no Mediterrâneo. Publicou recentemente dois livros acerca desta temática, um em 2013 e outro em 2015. O património alimentar mediterrâneo é agora o seu principal objecto de estudo, estando particularmente interessado no impacto societal da recente viragem patrimonial da dieta mediterrânica.

A sua última obra intitulada “Diaita Nostra – Patrimoines alimentaires, identité et gouvernementalité en Méditerranée” (2016) inaugura a nova coleção Monografias da Cátedra UNESCO