Monalisa Maharjan

Monalisa Maharjan é mestre em Estudos de Recursos Humanos e Naturais pela Universidade de Katmandu (Nepal) e prosseguiu os seus estudos de doutoramento no âmbito do Programa Erasmus Mundus. Em 2016, obteve o doutoramento em História da Arte e Estudos de Património pela Universidade de Évora com uma dissertação entitulada “Linking Heritage: The Yenya Punhi Festival as a Path to Reinforce Identity. The Kathmandu Experience”. Durante a sua pesquisa focou a ligação entre os patrimónios material e imaterial e analisou porque os esforços de salvaguarda que apenas prestam atenção aos aspetos materiais são insuficientes para a conservação do património a longo prazo. Em conclusão da sua pesquisa realçou a necessidade de aprender com os métodos indígenas de conservação do património e aplica-los através do envolvimento da comunidade. 
A sua paixão pelo património dos povos, por um lado, e o usufruto do património pelos povos por outro, foi o impulso para o seu empenho na sua salvaguarda, já percetível nos estudos de mestrado sobre questões como a relação entre as pessoas e as autoridades na área da conservação, ou os interesses, por vezes conflituantes, associados ao local do Património Mundial do Vale de Katmandu (Nepal). Atualmente centra a sua pesquisa na resposta dada à proteção do património após o terramoto de 2015 no Vale de Katmandu e está ativamente envolvida na campanha para a reconstrução de Kasthmandapa (em Katmandu), fornecendo apoio à pesquisa e documentação. 
O conhecimento indígena, a participação comunitária, as pessoas e os seus vínculos sociais, o património vivo e as questões de memória e identidade são os temas que mais lhe interessam.

Algumas publicações sobre o património:

  • Maharjan, M. & Barata F.T. (2016). Heritage preservation and rethinking the future of a city: the options we choose and the strategies we make. In (Eds.) Reflections on the Built Environment & Associated Practices, Vol. 2, Kathmandu. (In press)
  • Maharjan, M. & Barata, F. T. (2016)- Natural Disaster and Intangible Heritage: Beyond the Horizon. Évora: CIDEHUS’ e- Working Papers, n.2, 2016.
  • Maharjan, M. (2014). Is World Heritage a right or a liability to people?: A case study of Kathmandu Valley World Heritage Site of Nepal. In O. Vileikis (Ed.), The Right to the (World) Heritage (pp. 340–349). Cottbus. http://www.iawhp.com/?page_id=1953
  • Maharjan, M. (2012). Conflict in World Heritage Sites of Kathmandu Valley: A Case Study on the Conservation of Private Houses in Three Durbar Squares. Nepal Tourism Development Review2.