Natália Albino Pires

Licenciada em Estudos Portugueses pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Leitora do Instituto Camões entre 1998 e 2000 na Faculdade de Filologia da Universidade da Corunha onde, em 2007, apresentou a tese de Doutoramento intitulada O Léxico do Romanceiro da Tradição Oral Moderna editado entre 1828 e 1960. É, desde 2000, docente da Área de Língua Portuguesa na Escola Superior de Educação de Coimbra.
Desenvolve investigação e tem publicado diversos trabalhos sobre literatura tradicional, nomeadamente sobre as especificidades linguísticas do romanceiro da tradição oral moderna portuguesa; sobre a relação entre as lendas e o imaginário coletivo das localidades onde são recitadas; sobre o constructo da imagem do Outro em textos literários (cronística medieval e outros textos quinhentistas). Tem, ainda, publicado trabalhos no âmbito da etnomedicina e da etnofarmacologia (sobre as propriedades medicinais do coco – cocos nucifera L.) e no âmbito do turismo cultural (sobre a construção de produtos turísticos a partir de textos tradicionais relativos a figuras históricas).
Participa nos projectos: Recuperar o Diálogo (edição crítica e estudo) do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (FCSH/NOVA) e Romanceiro.pt – Plataforma Digital Portuguesa do Romanceiro da Fundação Manuel Viegas Guerreiro.

Algumas publicações sobre o património:

  • Do coquo chamado, scilicet, do coquo comum: Garcia de Orta em diálogo com a ciência”. Limite Revista de Estudios Portugueses y de la Lusofonia, no prelo.
  • “A imagem do outro na Crónica da Tomada de Ceuta de Gomes Eanes de Zurara”, Medievalista online, nº 20, pp. [3-22], 2016, http://www2.fcsh.unl.pt/iem/medievalista/medievalista20/PDF20/PDFpires2007.pdf
  • “A lenda das águas santas do Vimeiro: entre os cultos pagãos e a sua cristianização” in (org.) Abel Nascimento Pena, Mª de Jesus C. Relvas, Rui Carlos Fonseca e Teresa Casal, Revisitar o Mito/Myths Revisited, Lisboa, Húmus, 2015, pp. 625-635.
  • “Pero López de Ayala em Óbidos: uma proposta de roteiros de turismo cultural”, Exedra, nº 9, 2014, pp. 104-114.
  • “O campo lexical da Honra em romances da tradição oral moderna portuguesa” in Buescu, Helena e Ferré, Pedro (Coord.), Memória e Cidadania na Literatura Tradicional Peninsular, Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República/Caleidoscópio, Lisboa, 2011, pp. 153-164.
  • “O advérbio de lugar em romances épicos e históricos da tradição oral moderna portuguesa: para o estudo das estruturas de localização” in e-humanista, nº 18, 2011, pp. 307-315.