Sónia Moreira Cabeça

Filha e neta de alentejanos, Sónia Moreira Cabeça é natural de Lisboa. É licenciada (2000), mestre (2006) e doutorada (2016) em Sociologia. Trabalhou como Socióloga na Cruz Vermelha Portuguesa, no Instituto do Emprego e Formação Profissional (Centro de Emprego de Sines) e no Município de Odemira. Membro Integrado do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora, foi membro do Projecto CreativeMED (2013-2015) e do Projecto Dinâmicas do Cante (2008 ao presente). Trabalhando no domínio da Etnossociologia, da Sociologia da Cultura e do Património Cultural e Património Imaterial, dedica-se, sobretudo, ao estudo do Cante Alentejano, das suas práticas, regras e colectividade de portadores. A sua linha de investigação compreende a dinâmica e ‘epidemiologia’ de práticas culturais, os modos de produção e emergência das formas culturais, a salvaguarda e patrimonialização dos bens culturais e a economia cultural e especialização inteligente.

Algumas publicações sobre o património:

  • A sua tese de doutoramento “Estrutura e processo de formação das formas culturais – O caso do cante alentejano” (2016) inaugura a nova coleção Teses da Cátedra UNESCO
  • BARATA, Filipe Themudo e CABEÇA, Sónia Moreira (org.) (2015) Livro Branco: o modelo CreativeMed para a Smart Specialisation, ed. autor [ISBN: 978-989-99242-2-2]
  • CABEÇA, Sónia Moreira (2015) “Contribuições para a autonomia social e vitalidade do Cante Alentejano”, CEDA/Revista Memória Alentejana, Nov 2015. Pp: 62-63
  • CABEÇA, Sónia Moreira e SANTOS, José Rodrigues dos (2014) “Cante Alentejano: reingressos, redes de sociabilidade e espectacularização na construção de uma autonomia em democracia”, in 40 anos de democracia(s): progressos, contradições e prospetivas. Atas do VIII Congresso Português de Sociologia, Lisboa: Associação Portuguesa de Sociologia. [ISBN: 978-989-97981-2-0]
  • CABEÇA, Sónia Moreira e SANTOS, José Rodrigues dos Santos (2012) “Eu sou devedor à terra: the bearer’s collectivity of Cante Alentejano” in R. Arimateia e P. Longo (s/d) Oralities Project Digipack – Traditional & Folk Tales – Report (DVD), Évora: Projecto Oralidades [Nº Reg. IGAC: 3572/2014]
  • SANTOS, José Rodrigues dos e CABEÇA, Sónia Moreira (colab.) (2010) “Conservação, salvaguarda, criação e culturas orais: uma aproximação conceptual” in S. P. Conde (dir.) Actas da Conferencia da Tradición Oral – Oralidade e Património Cultural, vol I, Ourense: Concello de Ourense (pp 169-187) [ISBN: 978-84-87623-74-5]
  • CABEÇA, Sónia Moreira e SANTOS, José Rodrigues dos (2010) “A Mulher no Cante Alentejano” in S. P. Conde (dir.) Actas da Conferencia da Tradición Oral – Oralidade e Património Cultural, vol II, Ourense: Concello de Ourense (pp 31-38) [ISBN: 978-84-87623-75-2]