José Carlos Tiago de Oliveira

José Carlos Brandão Tiago de Oliveira estudou Matemática nas Universidades de Luanda, Lisboa e Marselha. Trabalhou sempre em equipe: na Universidade de Luanda (com David Gagean), Instituto Gulbenkian de Ciência (Carlos de Jesus), Universidade de Aveiro (David Vieira), FCSH (Nguyen Van Minh, Dias Barbosa, Joaquim Perez, Graça Simões), na PARTEX-CPS (António Ribeiro), Universidade de Évora (Franco de Oliveira, José Mascarenhas, Fernando Ferreira, Telma Santos, Bal Chandra Luitel), no Instituto Superior de Educação de Cabo Verde (Jorge Brito, Paulino Fortes, Carlos Bellino, Ana Semedo), e na Universidade Nacional de Timor Lorosae (Lino Verdial, Zulmira Ximenes, Madre Guilhermina Marcal). Atualmente é Membro Integrado Doutorado do Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa, seguindo a linha temática de Unidade da Ciência e Interdisciplinaridade. Dentro desta linha é coordenador de um caso de estudo intitulado Transcontinental Interdisciplinarity.
Prefere a cooperação, o ensino e a edição à investigação. Lecionou nos cursos de Comunicação Social, Sociologia, Antropologia, Filosofia, Arquitetura, e Ecologia Humana; mas também disciplinas como História do Pensamento Matemático, Lógica e Fundamentos, Geometria. O centro da sua pesquisa é o século XX. Nesse âmbito, fez a biografia e encetou a publicação das Obras de J. Tiago de Oliveira (1 + 3 volumes). Vem investigando a vida e obra de Escher, Borges, Lima de Freitas e António Gião. Escreveu sobre o Oriente, cosmologia, o infinito, catástrofes, fractais e quaterniões.
Como coordenador do programa Erasmus Mundus Mobility with Asia EMMAsia 2013 e adjunto de EMMAsia 2014, está ativamente envolvido em implementar esquemas de mobilidade individual para académicos vindos de países parceiros da Ásia.

José Carlos Tiago de Oliveira é também editor principal do livro “de natura animae psychologiae principia mathematica et philosophyae naturalis” (Nature of the Soul Psychology: Mathematical Principles and Natural Philosophy) de José Luís Simões da Fonsecapublicada pela Gatha Cognition in 2017. Ver mais