Domínio da Cátedra UNESCO em Património Imaterial

Projectos correspondentes às prioridades da UNESCO

As actividades da Cátedra estão em consonância com as prioridades da UNESCO para o sector da Cultura (C5/ 2010-2011), nomeadamente no que diz respeito à protecção, salvaguarda e gestão do património material e imaterial, visto que sublinham o papel da herança patrimonial no alcançar do desenvolvimento sustentável e da coesão social.

A Cátedra promove a protecção e conservação do património em todas as suas formas – material e imaterial, cultural e natural, móvel e imóvel – e estimula a conservação do património e a capacitação dos agentes que nele intervêm, especialmente na África, nos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (PEID) e nos países menos desenvolvidos, definidos como prioridades globais da UNESCO, mas também na região do Mediterrâneo, onde novas experiências e conhecimentos têm sido adquiridos nos últimos tempos.

No contexto desta Cátedra, desenvolvem-se actividades de comunicação, desenvolvidas por meio de parcerias apropriadas. Essas acções pretendem garantir que o património imaterial, na sua vertente do saber-fazer e das técnicas artesanais tradicionais, é entendido, conhecido e apreciado de forma a ser aplicado eficazmente ao património cultural material, tanto móvel como imóvel.

Os resultados que tentamos alcançar correspondem sempre aos objectivos da UNESCO, uma vez que a Cátedra promove a conservação como factor inerente ao desenvolvimento sustentável, apoiado na capacitação dos seus agentes e num programa de formação. Além disso, procura-se desenvolver ferramentas de gestão nas áreas de comunicação e conhecimento, a fim de criar uma maior consciência sobre a importância da salvaguarda do património cultural material e imaterial.

Trabalhamos também para que a rede de parceiros que actuam na área do património cultural seja ampliada, com vista a alcançar um óptimo nível de cooperação e partilha de boas práticas entre todos os envolvidos.

Projectos correspondentes aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM)

A Cátedra trabalha para atender aos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio, principalmente no que diz respeito às metas 3 e 8.

Meta 3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres.

Alvo 3.A: eliminar a desigualdade entre os sexos em todos os níveis do ensino até 2015.

A Cátedra propõe-se a regulamentar de alguma forma o acesso de homens e mulheres à educação através dos seus programas de estudo (mestrados e doutoramentos), formações na área de investigação, propostas de mobilidade, seminários, workshops e empregos (em forma de microempresas).

Meta 8 – Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Alvo 8.F: tornar acessíveis os benefícios das novas tecnologias, designadamente nas áreas de informação e comunicação, em cooperação com o setor privado.

A Cátedra vai contribui para a criação de redes de grupos-alvo em áreas remotas ou rurais, bem como de comunidades e agentes nas duas áreas geográficas em foco, o Mediterrâneo e a África.