Titular da Cátedra

Maria Filomena Gonçalves

É Professora Catedrática da Universidade de Évora. Doutorada em Linguística Portuguesa/História da Língua Portuguesa (1999) e Agregada em História da Língua Portuguesa e Historiografia Linguística (2008), integrou as equipas dos seguintes projetos internacionais: Dicionário Histórico do português do Brasil – sécs. XVI-XVIII (UNESP, Araraquara, Brasil), Lusismos Atlánticoss. XIX-XXI (Universidade de La Laguna, Espanha); FRONTESPO 3P- Frontera hispano-portuguesa: personas, pueblos y palabras (Universidade de Alcalá de Henares, Espanha). 

Coordenou o grupo de investigação “Literacias e Património Textual” do CIDEHUS (2011-2019). Desde 2019 é responsável pelo Programa de Preservação e Valorização do Património Barranquenho, projeto financiado pela Câmara de Barrancos e desenvolvido em parceria com esta e outras entidades. Tem publicado muitos trabalhos no domínio do património oral e do património textual. 

+ INFO

CV


Ex-Titular da Cátedra (2020-2022)

João Brigola

Nasceu em Lisboa. Licenciado em História (1977), Mestre em História Cultural e Política (1990), Doutor em História/Museologia (2001), Agregado em Teoria e História da Museologia (2007).

Foi docente na Escola de Ciências Sociais, Departamento de História, da Universidade de Évora e Presidente do Conselho Pedagógico do Instituto de Investigação e Formação Avançada (2015-17).

Foi director do Curso de Doutoramento em História. Investigador integrado do Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades (CIDEHUS/UÉ). Mentor da Rede de Museus de Évora e Coordenador do Acordo Científico entre o CIDEHUS e a Casa de Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro, Ministério da Saúde). Foi Professor Associado Convidado na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2008-2013) e Director Geral do Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), do Ministério da Cultura (2009-2012).

+ INFO