Publicações periódicas online


International Journal of Intangible Heritage

International Journal of Intangible Heritage é um periódico académico e profissional dedicado à promoção do entendimento de todos os aspectos do património imaterial no mundo, e à divulgação de investigações e exemplos de boas práticas profissionais. O primeiro número do IJIH foi publicado em 2006, três anos após a Assembleia Geral da UNESCO adoptar a Convenção para Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Desde então, o IJIH tem sido publicado anualmente.

Publisher: The National Folk Museum of Korea

Os volumes já publicados podem ser descarregados inteiros ou em artigos separados.


Boletim do ICOM Portugal

O Conselho Internacional de Museus (ICOM) é uma organização que foi criada em 1946 por e para profissionais de museus. O ICOM trabalha para a sociedade e seu desenvolvimento e está empenhado em garantir a conservação, valorização e protecção dos bens culturais.

A primeira série de boletins informativos do ICOM Portugal foi iniciada em setembro de 2001. Em 2008, o nome do boletim passou a ser “Informação ICOM.PT” (Série II) para, em outubro de 2014, chegar a ser o “Boletim ICOM Portugal” (Série III).

Os boletins podem ser consultados e descarregados a partir da página internet do ICOM Portugal.


Cadernos do Museu

Publicação semestral do Museu da Ruralidade que «assume um importante papel na salvaguarda do património imaterial e na criação de espaços de diálogo entre o património material e imaterial, perspectivando a salvaguarda e o estudo da especificidade cultural e social deste território situado entre as faldas das serras algarvias e os barros de Beja.» (Câmara Municipal de Castro Verde)

Números publicados entre 2015 e 2017:
Cadernos do Museu 1
Cadernos do Museu 2
Cadernos do Museu 3
Cadernos do Museu 4
Cadernos do Museu 5


Cahiers du Centre Français du Patrimoine Culturel Immatériel

La collection en ligne des Cahiers du CFPCI propose de partager et prolonger la réflexion et le débat engagés par l’ethnopôle CFPCI autour des politiques et des pratiques du patrimoine culturel immatériel. D’abord dédiée aux actes du séminaire international du CFPCI, elle s’ouvre à l’édition d’autres textes en lien avec ses axes thématiques et son réseau de partenaires.

Ces Cahiers complètent les publications sur le PCI initiées par la Maison des Cultures du Monde, qui, dès 2004, a consacré à ce thème plusieurs numéros de sa série Internationale de l’Imaginaire, coéditée avec Babel-Actes Sud.


Publicações sobre Património Imaterial da Direção-Geral do Património Cultural

Uma das linhas de trabalho da DGPC em matéria de salvaguarda de PCI consiste na produção de instrumentos destinados a promover a atuação qualificada nesta área do património a nível nacional. É neste contexto que se enquadra a edição de Atas de Colóquios, nacionais ou internacionais, edições de recentes trabalhos de investigação, edição ou reedição de obras de referência para a prática etnográfica em Portugal, assim como linhas editoriais especialmente vocacionadas para o público jovem, ou, como no caso da coleção “Arquivos do Imaterial”, para a divulgação do papel do filme etnográfico na documentação do PCI.

As publicações da DGPC podem ser descarregadas aqui.