Gestão do património cultural e especialização inteligente – 1ª edição

O curso de Gestão do património cultural e especialização inteligente é um curso de valorização profissional, que pretende dar a conhecer as novas políticas de especialização inteligente (SMART) e instrumentos da sua aplicação como os Living Labs, especialmente nas formações da área cultural pela sua relevância para a valorização do património cultural e para o reforço da coesão social e da cidadania.

A 1ª edição aconteceu em 2015, em carácter experimental e com o objectivo de aferir a exequibilidade dessa formação.

O programa de formação abrangia os seguintes tópicos:

1. Especialização inteligente e economia da cultura
    – O cookbook da especialização inteligente.
    – Os Living Labs como instrumentos de aplicação das políticas smart.
    – Living labs ancorados na cultura. A experiência de Évora.
    – A economia e as novas experiências da região Alentejo.
  2. Os processos de classificação de Évora e Ouro Preto como Património Mundial e os seus quadros de referência
    – A documentação e os testemunhos.
    – Avaliação actual dos processos.
    – Financiamento de projectos no quadro europeu.

O programa compreendeu sessões mistas, com maior ênfase na análise e discussão de documentos, do que exposições teóricas. Incluiu também visitas a locais da cidade de Évora, audição de intervenientes no processo de especialização SMART, discussão com intervenientes do primeiro PDM da cidade e análise das políticas actuais de valorização da pertença de Évora enquanto Património Mundial.

Do curso, resultaram diversos trabalhos, entre os quais um vídeo:

Trabalho final do curso de Valorização Profissional em Gestão do Patrimônio Cultural e Especialização Inteligente , pela Universidade de Évora, Cátedra UNESCO, Março 2015