Linhas de investigação

Através das suas linhas de investigação, a Cátedra UNESCO em Património Imaterial pretende fomentar uma rede social que envolve estudantes e investigadores das regiões onde actua, e que também funcione como fórum para a discussão política. Os resultados da investigação serão prontamente transferidos para gestores culturais e agentes políticos, a fim de tornar a informação útil para a consulta e a tomada de decisões.

Linha de Investigação 1: Técnicas tradicionais, património e identidade: um novo conhecimento – THINK

Os principais objectivos desta linha de investigação estão ligados às técnicas de saber-fazer tradicional e ao património. Esses temas foram sempre entendidos pela Cátedra UNESCO em Património Imaterial como tendo grande potencial para o fomento de actividades educativas e de um desenvolvimento social sustentável.

A Cátedra UNESCO pretende, dentro desta linha de investigação, organizar e estimular uma rede de boas prácticas na área do saber-fazer tradicional e património, onde estudantes e especialistas possam reflectir e agir sobre esses temas.

Linha de Investigação 2: Preservar e recuperar as memórias dos países do Sul – PRESS

Esta linha de investigação tem como objectivo principal criar um espaço para o estudo da transmissão oral e do saber-fazer tradicional, a sua perícia e interpretação das práticas sociais – antigas e modernas – que o produziram. Para a Cátedra UNESCO, registar o trabalho dos artesãos, em especial aqueles que sejam considerados últimos executores no seu ofício, deve ser uma preocupação permanente para que esse conhecimento não seja perdido para sempre.

No âmbito desta linha de investigação pretende-se, ainda, permitir que o Norte e o Sul organizem novas maneiras de olhar para as suas formas de produzir bens. Além disso, proporcionar um ambiente onde é possível fomentar em cada pessoa um sentido de pertença à comunidade é mais um objetivo importante.