DB-Heritage – Base de dados de materiais de construção com interesse histórico e patrimonial

Arquivo de amostras de materiais de construção de valor histórico e patrimonial – LNEC.

O projeto DB-HERITAGE apresenta como estratégia de desenvolvimento e de inovação a preservação da informação e do valor histórico dos materiais.

A caracterização dos materiais e do seu respetivo estado de conservação, são etapas fundamentais para a elaboração de recomendações relativas ao plano de intervenção e aos materiais e técnicas a aplicar em intervenções de conservação e restauro, em particular do património histórico e arquitetónico. Existe uma grande quantidade de informação dispersa sobre a caracterização física, química e mecânica de materiais, dos processos de deterioração e das necessidades de conservação. A preservação e livre disponibilização desses dados serão úteis a vários níveis, e têm consideráveis benefícios sociais decorrentes do seu valor histórico e didático.

São objectivos do DB-HERITAGE:

• a construção de um repositório de materiais históricos, incluindo a disponibilização de amostras de referência;
  • o desenvolvimento de uma aplicação para registo sistematizado de dados relativos à história, propriedades e desempenho dos materiais;
  • promover a inovação na utilização dos materiais e dos métodos para a sua conservação e restauro.

Líder: Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC)

Parceiros: Universidade de Évora e Universidade de Aveiro

Membros da Cátedra UNESCO: Filipe Themudo Barata

Financiamento:  FCT (PTDC / EPH-PAT / 4684/2014)