Plano de Acção para o Património – Valorização do património cultural da região de Marrakech-Safi

Esse projecto resulta de uma longa colaboração da equipa da Cátedra UNESCO com a região de Marrakech-Safi e com várias instituições universitárias de Marrakech e dá continuidade aos trabalhos realizados no âmbio do projecto Mémoir du Futur, desenvolvido na mesma região entre 2014 e 2017.

O projecto tem como principais objectivos:

a. desenvolver um plano de acções, incluindo projectos de defesa e valorização do património cultural da Região Marrakech-Safi;

b. reforçar os laços de investigação e formação através do estabelecimento de um pólo da Cátedra UNESCO na Université Cadi Ayyad;

c. desenvolver acções e projectos nos campos da Museologia, da Arquitetura e da História;

d. desenvolver acções de formação e capacitação profissional na área da gestão e da valorização do património cultural, em parceria com as autoridades locais, as instituições académicas e as comunidades da região de Marakech-Safi.

Dar el Bahr ou Qasr el-Bahr (“Castelo do Mar”), fortaleza construída pelos portugueses no século XVI em Safi (Marrocos).
Imagem retirada do relatório Mémoir du Futur (2015)

Outro dos objectivos do projecto é o estudo e salvaguarda do património de origem portuguesa da região, como é o caso do Qasr el-Bahr (“Castelo do Mar”) erigido pelos Portugueses no século XVI, e que vem sofrendo danos irreparáveis desde 2010. Pretende-se, igualmente, dar continuidade à realização dos Workshops Internacionais de Arquitectura, realizados entre 2015 e 2017, sob coordenação de João Rocha, Professor do Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora e membro da Cátedra.

Parceiros:   Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Région Marrakech-Safi

Cofinanciamento:  Région Marrakech-Safi

Equipa: João Rocha & Filipe Themudo Barata (Cátedra UNESCO)

Duração:  2018 – em curso