
O Projecto Recuperar a Falcoaria Real de Salvaterra de Magos: património e desenvolvimento é promovido pela Câmara Municipal de Salvaterra de Magos e tem como parceiros a Associação Portuguesa de Falcoaria (APF) e a Cátedra UNESCO em Património Imaterial.
O projecto tem como principal objectivo a implementação do Plano de Salvaguarda da Falcoaria Real, que já permitiu, em 2016, a integração de Portugal no grupo de países que tem a prática de Falcoaria inscrita na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO).
No âmbito deste plano, espera-se que a Falcoaria Real possa tornar-se um activo do desenvolvimento local e uma referência nacional na arte da falcoaria, tanto a nível científico como de formação.
Alguns resultados e informações complementares
- Integração de Portugal no grupo de países que tem a prática de Falcoaria inscrita na Lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade (UNESCO, 2016)
- Edição Especial da Revista “Salvaterra. Memórias de um Concelho” / responsável Patrícia Leite.
- Emissão Filatélica dos CTT: em 23 de Março de 2013, os CTT lançaram, em Salvaterra de Magos, uma nova emissão filatélica dedicada à falcoaria.
Mais detalhes: APF website | Correio da Manhã - Graças à gentil autorização da Fundação/Museu do Oriente, o catálogo “A Arte de Falcoaria de Oriente a Ocidente” encontra-se disponível na página internet da Cátedra UNESCO. A exposição com o mesmo nome esteve patente no Museu do Oriente em Lisboa entre 20 de novembro de 2015 e 6 de março de 2016, reunindo pinturas, gravuras, esculturas, têxteis, azulejos, equipamentos, fotografias e vídeos provenientes de museus, fundações e colecionadores privados, nacionais e estrangeiros.
Ficheiro PDF do catálogo A Arte de Falcoaria .
