Património Cultural Imaterial no Alentejo e no mundo lusófono

No dia 14 de Julho de 2021, às 11h, Monalisa Maharjan e Filipe Themudo Barata organizam um webinário com os membros da Unesco Chair on Asia-Pacific Cultural Heritage, at KNUCH e da Korea National University of Cultural Heritage.

O Património Cultural Imaterial no Alentejo e no mundo lusófono

Entre os dias 9 e 10 de Julho, a Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional: interligar Patrimónios da Universidade de Évora, com o Observatório de Museus e Património Cultural Imaterial do Alentejo e o CIDEHUS.UÉ, contando com o apoio institucional da Câmara Municipal de Beja, através do Centro UNESCO de Beja.

Lançamento do e-book: 𝗗𝗿𝗮𝘄𝗶𝗻𝗴 𝗛𝗲𝗿𝗶𝘁𝗮𝗴𝗲𝘀

No dia 1 de Julho foi apresentado por seus editores e alguns autores, além de ser comentada por Yonatan N. Gez (Arnold Bergerstraesser Institute and IHEID) e Paulo Simões Rodrigues (HERITAS – CHAIA) e o titular emétrito da Cátedra UNESCO Filipe Thermudo Barata.

Criação do Observatório de Museus e PCI no Alentejo

A Cátedra Unesco/Universidade de Évora – Património Cultural Imaterial (PCI), criada em 2013, instituição integrada no Centro Interdisciplinar de História, Sociedades e Culturas (CIDEHUS), em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, vem convidar a estar presente* na cerimónia de lançamento do Observatório Museus e PCI no Alentejo a realizar no próximo dia 25 de Maio, pelas 11h, na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo, na Universidade de Évora.

Webinário Sítio Patrimonial da Ribeira Grande de Santiago (Cabo Verde)

A Ribeira Grande de Santiago foi proclamada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e, em 2009, classificada como Património da Humanidade. Neste webinário pretende-se discutir e apresentar propostas com vista a suprir as dissonâncias detetadas. O webinário foi realizado sob a coordenação científica de José Filipe Silva e inserido na programação do Dia dos Monumentos e Sítios 2021.