2023

Congresso Internacional – A Salvaguarda do Património Imaterial: políticas e práticas para as próximas décadas

Nos dias 02 e 03 de novembro de 2023, decorreu o Congresso Internacional “A Salvaguarda do Património Imaterial: políticas e práticas para as próximas décadas“, organizado pela Cátedra UNESCO em Património Imaterial da Universidade de Évora, pela ocasião da celebração do seu 10º aniversário.

VIII Seminário Internacional
História e Língua: Interfaces
O Português como Língua
Pluricêntrica

Decorreu, no dia 15 de dezembro de 2023 , em formato digital, o “VIII Seminário Internacional
História e Língua”. Este evento foi organizado pela Cátedra UNESCO em Património Imaterial da Universidade de Évora em parceria com a Cátedra de Português L2 e LE, UFF, UFGRS, UFSC e a USP (Brasil).

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL
Empoderamento das Mulheres pela Arte da Estatuária Urbana em África

IMATERIALIDADES 2023
Ciclo de conferências da Cátedra UNESCO em Património Imaterial de Saber-Fazer Tradicional: Ligando patrimónios

Cerâmica Tradicional do Alentejo: Um saber-fazer com necessidade de salvaguarda

Nos dias 06 e 07 de maio de 2022, decorreu o Seminário Cerâmica Tradicional do Alentejo: Um saber-fazer com necessidade de salvaguarda, organizado pela Cátedra UNESCO em Património Imaterial da Universidade de Évora em parceria com a Câmara Municipal de Estremoz.

Decorreu, nos dias 25 e 26 de novembro de 2022, em formato digital, o “VII Seminário Internacional História e Língua: Interfaces Brasil 2020 – A Língua Portuguesa”. Este evento foi organizado pela Cátedra UNESCO em Património Imaterial da Universidade de Évora em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil).

UNESCO Chair Webinar

No dia 14 de Julho de 2021, às 11h, Monalisa Maharjan e Filipe Themudo Barata organizam um webinário com os membros da Unesco Chair on Asia-Pacific Cultural Heritage, at KNUCH e da Korea National University of Cultural Heritage.

Património Cultural da Raia
Alentejo – Extremadura

Nos dias 16 e 17 de Novembro de 2021 decorreu o Seminário Património Cultural Imaterial da Raia, organizado pela Cátedra UNESCO em Património Imaterial da Universidade de Évora em parceria com o Ayuntamento de Olivença.

O Património Cultural Imaterial no Alentejo e no mundo lusófono

Nos dias 9 e 10 de Julho, a Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional: interligar Patrimónios da Universidade de Évora, com o Observatório de Museus e Património Cultural Imaterial do Alentejo e o CIDEHUS.UÉ, organizaram o seminário, contando com o apoio institucional da Câmara Municipal de Beja, através do Centro UNESCO de Beja.

Lançamento do e-book: 𝗗𝗿𝗮𝘄𝗶𝗻𝗴 𝗛𝗲𝗿𝗶𝘁𝗮𝗴𝗲𝘀

No dia 1 de Julho foi apresentado pelos seus editores e alguns autores. Comentado por Yonatan N. Gez (Arnold Bergerstraesser Institute and IHEID), Paulo Simões Rodrigues (HERITAS – CHAIA) e pelo titular emétrito da Cátedra UNESCO Filipe Thermudo Barata.

Cerimónia de Criação do Observatório de Museus e PCI no Alentejo

A Cátedra Unesco/Universidade de Évora – Património Cultural Imaterial (PCI), criada em 2013, instituição integrada no Centro Interdisciplinar de História, Sociedades e Culturas (CIDEHUS), em parceria com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, lança o Observatório Museus e PCI no Alentejo, no dia 25 de Maio, pelas 11h, na Sala dos Docentes do Colégio do Espírito Santo, na Universidade de Évora.

Webinário Sítio Patrimonial da Ribeira Grande de Santiago (Cabo Verde)

A Ribeira Grande de Santiago foi proclamada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo e, em 2009, classificada como Património da Humanidade. Neste webinário pretende-se discutir e apresentar propostas com vista a suprir as dissonâncias detetadas. O webinar foi realizado sob a coordenação científica de José Filipe Silva e inserido na programação do Dia dos Monumentos e Sítios 2021.