
O projeto SITIMUS visa investigar e preservar o património arqueológico da Villa Romana de Santa Catarina de Sítimos, localizada em Alcácer do Sal.
Descoberta em 1977, a villa contém um balneário com piscina monumental e uma área produtiva ainda pouco conhecida, destacando-se pela boa preservação dos vestígios e alto valor científico. Para isso, o projeto envolve parceiros nacionais e internacionais, incluindo a Câmara Municipal de Alcácer do Sal, a ArchaeoSpain, e centros de investigação das universidades de Évora e Coimbra. O SITIMUS tem como objetivos principais: contextualizar cientificamente o sítio, aumentar a investigação, capacitar e valorizar o património, melhorar as condições de preservação, formar alunos e sensibilizar visitantes e diferentes públicos sobre a arqueologia e o património. O projeto é um esforço colaborativo para promover a investigação e a valorização do sítio, contribuindo para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 17, que visa fortalecer parcerias globais para o desenvolvimento sustentável.
Financiamento: Património Cultural, I.P.; CIDEHUS – Universidade de Évora; Câmara Municipal de Alcácer do Sal; ArchaoSpain.
Parceiros:
Universidade de Évora (CIDEHUS e Cátedra UNESCO)
Universidade de Coimbra (CECH)
Câmara Municipal de Alcácer do Sal
ArchaeSpain
Duração: 2024-2028
Equipa/Elementos da equipa da Cátedra: Sónia Bombico (Coordenadora do projeto)
