Cláudia Sousa Pereira

Doutorada em Literatura pela Universidade de Évora (2000). Mestre em Literaturas Comparadas e Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas Portuguesa e Francesa ambas pela Universidade Nova de Lisboa.

Atua em investigação e docência em literatura e leitura.
Dos estudos literários à formação de leitores, tendo iniciado a investigação sobre Idade Média, continuado com os mal afamados livros de cavalarias do século XVI, o estudo e a docência actualmente dedicam-se à literatura infanto-juvenil, às relações entre a cultura contemporânea e a literatura popular e à promoção da leitura literária.

Algumas Publicações sobre Património

SOUSA PEREIRA, Cláudia (2020). «Le Portugal, la révolution des oeillets et la littérature de jeunesse» in La littérature de jeunesse veuilleuse de mémoire Les grands conflits du xxe siècle en Europe racontés aux enfants. Sous la direction d’Anne Schneider. Collection « Littérature de jeunesse et histoire ». Presses universitaires de Rouen et du Havre. ISBN: 979-10-240-1289-6. pp. 211–221.

PEREIRA, Cláudia Sousa (2019). «O Tempo em Modo intergeracional para falar da guerra:  o caso de Ynari, a menina das cinco tranças de Ondjaki». in MACEDO, Ana Cristina; OLIVEIRA, Elisama; RODRÍGUEZ, Marta Neira; SILVA, Sara Reis da (Coordenação). Literatura para Crianças e Educação Literária: Diálogos Intergeracionais. Tropelias & Cª: Porto. ISBN: 978-989-8582-84-3. pp.85-93.

PEREIRA, Cláudia Sousa (2019). «El libro-objeto y los procesos de (auto)aprendizaje en la educación estética: relaciones improbables con Instagram.» in TABERNERO, Rosa (ed.). El objeto libro en el universo infantil: la materialidad en la construcción del discurso. Zaragoza: Prensas Universitarias. ISBN 978-84-17633-73-8. pp. 167-182.

PEREIRA, Cláudia Sousa (2018). «Um contributo da leitura literária para a fruição estética da arte pública: o caso do graffiti». Húmus v. 7, n. 23 (2018): A interdisciplinaridade das Artes, urbanidades e sustentabilidade. Universidade Federal do Maranhão, Brasil. ISSN: 2236-4358.

PEREIRA, Cláudia Sousa (2006). «O Feitiço de Lara Croft, literatura e videojogos: património e inovação» in MESQUITA, Armindo (coord.). Mitologia, tradição e inovação. Gailivro: Vila Nova de Gaia. ISBN 989-557-369-3. pp.39-45.