BDIAS – Desenvolvendo mecanismos e formas de apresentação do Património Cultural Imaterial com recurso aos novos meios de comunicação

O projeto BDIAS procura identificar os mecanismos para a transferência de conhecimento relacionado com o PCI, tanto entre gerações (transferência no tempo), como entre diferentes regiões do mundo (transferência geográfica).Os objetivos do projeto são o do estabelecimento de cooperação Eslovaco-Portuguesa no campo da investigação em PCI, a criação de uma equipa eslovaco-portuguesa, o intercâmbio de investigadores e a criação de outputs comuns, reconhecidos pela comunidade científica.
A investigação proposta visa conhecer a transferência do conhecimento pragmático, que leva à criação do PCI. O tópico principal diz respeito à eficácia dos mecanismos de transferência de conhecimento associados ao PCI e à sua difusão através dos novos meios de comunicação social, no contexto da sociedade global. A mais-valia do projeto reside numa abordagem dinâmica, orientada principalmente para os mecanismos de transferência do PCI e da sua comunicação através dos media, mais utilizados pelas novas gerações.

Parceiros: Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional/CIDEHUS-UÉ e Comenius University in Bratislava – Faculty of Social and Economic Sciences

Equipa de investigadores do CIDEHUS:  Filipe Themudo Barata (Líder da equipa portuguesa), Sónia Bombico, Ana Carvalho, Monalisa Maharjan, Sara Albino e Carlos Alcobia.

Equipa de investigadores da Comenius University in Bratislava:  Milan Konvit (Líder da equipa eslovaca), Eva Capková, Galina Jasečková e Marcela Katuščáková. 

Financiamento :   FCT | Cooperação Transnacional entre Portugal e a Eslováquia 

Duração:  2019-2020