DIZERES – Recolha, documentação e preservação de vocabulário usado pelas comunidades de Sines

O falar das gentes, que integra a identidade de um território, radica maioritariamente na oralidade e no passar de conhecimentos entre gerações.

Existe um falar em Sines, património próprio das comunidades locais, que no atual mundo digital, com a emergência de novos paradigmas de transmissão de informação, tende a desaparecer. Este falar reflete as vivências destas pessoas e a sua ligação a atividades específicas, como a pesca, a agricultura, a indústria da cortiça, entre outras. Estas palavras e expressões refletem também a origem ancestral de parte da população que ao longo dos tempos aqui se foi estabelecendo e do cruzamento de culturas e tradições.

O projecto Dizeres tem como objectivo preservar e promover o falar de Sines, desconhecido pela maioria dos munícipes da cidade, e que se encontra em risco de desaparecimento.

Para salvaguardar este património imaterial, que faz parte da identidade do concelho de Sines, propõem-se ações de recolha, estudo e divulgação do vocabulário e expressões específicas das comunidades locais. Estas comunidades são compostas não apenas pelos naturais de Sines, mas também dos migrantes do Algarve, de Ílhavo, da Murtosa e, mais recentemente, de Cabo-Verde.

O projecto foi contemplado pelo Programa Tradições, da EDP, que em 2018 associou-se ao Ano Europeu do Património Cultural, com o objetivo chamar a atenção para o papel da cultura e do património no desenvolvimento social e económico na Europa, assim como motivar os cidadãos para os valores comuns europeus.

Equipa:  Sandra Patrício (CMSNS, CEC-FLUL) | António Campos (CMSNS) | Diogo Vilhena (CMSNS) | Maria Filomena Gonçalves (CIDEHUS-UE) | Sónia Bombico (CIDEHUS-UE)

Cofinanciamento:  EDP Programa Tradições

Parceiros:  Arquivo Municipal de Sines e Biblioteca Municipal de Sines – Câmara Municipal de Sines | CIDEHUS-UÉ | Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional da Universidade de Évora

Duração:  2019

Mais informações AQUI