Projecto Dizeres publica Glossário

Projecto Dizeres publica Glossário

6 Dezembro, 2019 Não Por catedraunesco

O projecto Dizeres – Recolha, documentação e preservação de vocabulário usado pelas comunidades de Sines acaba de publicar um glossário que resulta de uma recolha de vocábulos realizada ao longo de 2019.

Os vocábulos foram recolhidos a partir de diversas fontes, como documentos de arquivo, bibliografia local e entrevistas realizadas no âmbito de projetos municipais anteriores (“Mar de Sines”, “Mosaico das Memórias”, “Comissões de Moradores do Concelho de Sines”). Foram também realizadas sessões com a comunidade local e disponibilizou-se um formulário online, através do qual todos os interessados puderam contribuir com a indicação de vocábulos locais. Reuniram-se 625 unidades vocabulares, a partir das quais foram selecionados 239 vocábulos considerados significativos para as comunidades de Sines. 

No Glossário, para cada vocábulo apresentam-se citações dos falantes e, sempre que possível, foram relacionadas imagens (fotografias e ilustrações) encontradas no Arquivo Municipal de Sines, na Câmara Municipal ou em coleções de munícipes. Através desse glossário, o contexto do vocabulário de Sines está preservado, podendo ser consultado e utilizado para investigação ou por simples curiosidade.

O projecto contou com o apoio científico da Universidade de Évora (CIDEHUS-UÉ e Cátedra UNESCO em Património Imaterial) e foi cofinanciado pelo programa Tradições da EDP Produção.

O Glossário Dizeres pode ser descarregado aqui