Projeto BDIAS em missão na Eslováquia

A equipa do projeto de cooperação bilateral BDIAS – Capturing mechanisms and presentation of intangible cultural heritage with an emphasis on new media use, esteve em missão na Eslováquia, entre o dia 23 e 26 de junho.

O projeto pretende identificar e analisar os mecanismos de transferência de conhecimento associados ao Saber-Fazer Tradicional, ao Património Cultural Imaterial a ele associado, e à sua difusão através dos novos meios de comunicação social no contexto da sociedade global.

Com uma duração de 24 meses (2019-2020), o BDIAS é financiado pela FCT, no âmbito do programa de cooperação transnacional entre Portugal e a Eslováquia, e promove a criação de uma equipa eslovaco-portuguesa formada por investigadores da Cátedra Cátedra UNESCO em Património Imaterial e Saber-Fazer Tradicional da Universidade de Évora e da Faculdade de Ciências Sociais e Economia da Comenius University in Bratislava.

A missão incluiu a realização de um seminário dedicado ao tema “Struggling for our Living Human Treasures: Heritage and Technologies, realizado no dia 25 de junho na Comenius University in Bratislava. Assim como, reuniões de trabalho, nas quais se discutiram objectivos, metodologias de trabalho, tarefas e resultados, e se planearam as fases seguintes do projeto. A missão incluiu, ainda, uma visita ao Museum of the Slovak Village, um museu etnográfico ao ar livre localizado nos arredores de pequena cidade de Martin, na zona Norte do país.

Esta foi a primeira missão da equipa portuguesa, após a qual se seguirá a vinda da equipa eslovaca a Évora, já em Setembro deste ano.

Saiba mais sobre o BDIAS aqui.